Psicologia Transpessoal

A Psicologia Transpessoal reconhece e inclui outros enfoques científicos, bem como integra conhecimentos oriundos de outras correntes psicológicas como o behaviorismo, a psicanálise, a psicologia humanista, a psicologia profunda de Jung, e retoma o foco de estudo da consciência que orientou os criadores da psicologia ocidental. 

Tem ligações significativas com elementos postulados na física quântica e relativista, além da teoria de sistemas de informação, nos estudos das estruturas dissipativas de IIlya Prigogine, nas teorias dos campos morfogenéticos, bem como nos recentes estudos em neonatologia, embriologia, genética e psiconeuroimunologia (SALDANHA, 1999).

A Psicologia Transpessoal busca sintetizar todas as contribuições de outras correntes e cria uma metodologia própria através de exercícios e práticas de expansão da consciência, tendo como principal meta o desenvolvimento integral do ser humano, tendo uma visão de homem multidimensional, ou seja, nas suas dimensões física, emocional,  mental e espiritual. 

Seu objetivo é auxiliar o indivíduo na sua viagem interior, através da expansão da consciência, do autoconhecimento e da integração dos resultados ao seu 'self', visando sempre a auto-transformação em busca da verdadeira cura. É, portanto, assim que pode ser bastante útil no tratamento dos diversos problemas trazidos pelo individuo: trazendo para a consciência do paciente os conteúdos que estão por trás dos sintomas vivenciados, trabalhando-os e promovendo a sua integração, para alcançar a cura integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário