quinta-feira, 31 de outubro de 2013

A Criança e a Intimidade dos Pais

        Esse assunto já foi tema comentando há algum tempo em outro blog que faço parte: Em Casa com Sofia, mas a pedidos iremos falar um pouco mais sobre ele aqui. 

        Ainda é um tema bastante questionado e ainda cheio de tabus. O bebê não é parte do casal, e sim parte da família; o casal é composta por dois, o terceiro não deve, para o seu próprio bem e desenvolvimento de futura autonomia, se inserir na vida sentimental do casal. O casal veio antes, o filho depois.

         Entretanto, é importante que o casal, não veja o bebê como um intruso, que veio atrapalhar a relação, mas sim, um ser que esta aí para fortalecer os laços de companheirismo e afeto. Os adultos devem manter  uma atitude de respeito adequado a cada idade da criança, devendo sempre ser cuidado e carinhoso com a mesma. Todavia, o casal deverá sempre manter sua privacidade sexual no seu quarto, ou fora de casa,  quando não puderem ter um espaço separado da criança.

           A criança, assim como nós adultos, tem vários estágios do sono. E nos momentos mais leves ela ouve barulhos e é capaz  de abrir os olhos muito rapidamente e ver coisas, sem que os pais percebam. O ato sexual é uma visão muito atordoante para o bebê, e os barulhos que produz também. Na cabeça do bebê fica difícil interpretar  o que esta acontecendo entre os pais, e na maioria das vezes vai interpretar essa relação sexual como algo violento, sádico. O que pode também estimular precocemente a sexualidade da criança, causando outros tipos de distorções no seu desenvolvimento psicossexual. 

             A criança, deve sim, ter bastante espaço na vida do casal, mas quando se trata da vida afetivo-sexual dos mesmos, a criança deve ser poupada, e a advertência serve também para os momentos de brigas e discussões na frente dos filhos. A situação é tão confusa quanto a primeira e ambas, são perturbadoras para as crianças. 

               Por fim, vale ressaltar, que a criança ter seu próprio quarto é uma forma de ajudá-la a crescer com mais autonomia e segurança,e , quando por qualquer razão, a criança necessita de dormir no quarto dos pais, estes deverão ter o cuidado de não expô-lo a sua vida sexual. 
        
       




Nenhum comentário:

Postar um comentário