sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Por que procurar um psicólogo?

 A psicoterapia tem como objeto auxiliar o indivíduo a lidar com suas emoções e seus conflitos psicológicos da mesma forma que um médico auxilia aqueles que estão sofrendo de alguma doença física.  Assim como o médico vai diagnosticar e tratar aquele problema físico, o psicólogo vai tratar suas dores emocionais.
Que dores seriam essas? As angústias, medos, ansiedades, os problemas de relacionamento, as depressões e tantas outras dificuldades e inquietações que dificultam ou, até mesmo, impossibilitam o desenvolvimento saudável da vida da pessoa que sofre por não saber lidar com elas.
Entretanto, apesar de estarmos em pleno século XXI, existe ainda um grande preconceito, que causa vergonha impedindo que as pessoas procurem ajuda de um profissional.  Faz-se necessário diminuir este preconceito e para isso existe uma forma: informação. Na verdade o preconceito existe por falta de conhecimento.
Quem já reparou que quando procuramos alguém para desabafar, o outro sempre tenta contar a sua própria história e ficamos com a sensação de que não fomos ouvidos? Isso acontece porque o outro pode pensar que a experiência dele vai lhe ajudar. E realmente pode ajudar.
Mas o que acontece mesmo é que todos estão tão ansiosos para falar que nem percebem o momento e a dificuldade de quem os procura. E naquele momento você precisava de alguém que o ouvisse com atenção e pensasse junto para aliviar a dor e ajudá-lo a trilhar um novo caminho. É nisto que o processo terapêutico vai se diferir.  A Psicologia, com suas técnicas científicas, pode realmente ajudar as pessoas a viverem melhor, pois o objetivo maior é o autoconhecimento.
É preciso esclarecer que quando se procura um profissional, ele não está lá para dar conselhos, julgar, dizer se o indivíduo está certo ou errado, mas sim para pensar junto e auxiliá-lo a descobrir quem realmente você é e seus inúmeros potenciais.
O importante é procurar um profissional com sensibilidade para entender sua dor e que lhe faça sentir acolhido. Lembre-se que, procurar ajuda terapêutica é um sinal de coragem e maturidade.
Mas infelizmente, o preconceito mistura-se com a ignorância, fazendo com que muitos deixem de se beneficiar do trabalho terapêutico, pois participar deste processo ainda é considerado "coisa de louco", quando na realidade, a alienação de si mesmo é que se torna o maior gerador de conflitos. Parabéns a todos os profissionais da área, que de alguma forma auxiliam as pessoas na busca de encontrar seu verdadeiro ‘eu’, sua essência.
A psicoterapia é o caminho de enfrentamento de tantas questões emocionais e conflitos que incomodam. É um cuidado que se tem com sua saúde emocional.


Nenhum comentário:

Postar um comentário